1925

1925

A indústria alemã e o governo decidiram criar padrões e normas técnicas claros, suportando a idéia de garantia de qualidade, evitando ambiguidades e divulgados como marcas de qualidade, que foram chamadas de “Reichsausschuss für Lieferbedingungen”, criando a RAL, como identificação de conformidade.

Como consequência a RAL recebeu a tarefa, em cooperação com os círculos de negócios envolvidos, para emitir cartões de cores padrão, servindo de base para especificação das cores industriais.

1927

1927

A primeira coleção com 40 tonalidades padronizadas de cores RAL foi publicada. Nos anos seguintes a coleção continuou aumentando.

1936

1936

Foi o início da utilização do código de representação das cores com 4 dígitos, que é utilizado até nos dias de hoje.

1974

1974

Em adição ao código de 4 dígitos foi criado nomes para cada uma das cores, tornando a nomenclatura e indicação mais fácil, como por exemplo a indicação de RAL 6002 – Verde folha, criando uma coleção com 213 cores denominada de RAL CLASSIC, que é utilizada em todo o mundo até hoje como referência e padrão.

1993

1993

Criado o sistema RAL DESIGN com quase 1.700 cores que foram organizadas de acordo com as tonalidades, luminosidade e escala cromática e identificadas por código de 7 dígitos.

1995

1995

Em um mundo de cores virtuais os projetos de arquitetura e de design são predominantemente desenvolvidos em computadores.

A RAL estabelece um ponto de referência com a sua primeira versão do RAL DIGITAL, incluindo pela primeira vez em um software todas as cores das séries RAL CLASSIC e RAL DESIGN podendo ser vistas e usadas nas telas dos computadores.

Hoje, com a inclusão da série RAL EFFECT a série RAL DIGITAL é composta de todas as cores RAL em programas gráficos e de CAD.

2007

2007

Considerando as evoluções ambientais, foi criada pela primeira vez uma série de cores com sistema de pintura à base d’água, chamada de RAL EFFECT com 420 cores sólidas e como destaque especial mais 70 cores metálicas.

2008

2008

Lançado o primeiro álbum com as tendências das cores, denominado RAL COLOURS FEELING 2008/2009, mostrando quais seriam as influências nos futuros produtos, no ambiente arquitetônico e de design.

Outros álbuns seguiram mostrando as tendências das cores para 2009/2010, 2010/2011 e 2012+.

Também em 2008 a RAL Deutsche Institut für Gütesicherung und Kennzeichnung (Instituto Alemão para a Garantia da Qualidade e identificação) desmembra suas divisões RAL COLOURS e ECO- LABELS transferindo para a empresa recém formada denominada RAL gGmbH, que continua sendo subsidiária integral do RAL Deutsche Institut für Gütesicherung und Kennzeichnung e. V.

2010

2010

A RAL lança sua coleção de cores padrão para plásticos, denominada RAL PLASTICS, melhorando os sistemas por comparação.

2011

2011

A RAL lança o app RAL iCOLOURS o primeiro sistema de visualização, comparação e de colorir para os produtos da Apple, possibilitando modificar as cores de fotografias e outros gráficos com todas as cores das coleções da RAL Colours.

Hoje o RAL iCOLOURS também está disponível para todos dispositivos Android.

2013

2013

A RAL lança o album “COLOURS FOR HOTELS” visando orientar sobre as aplicações e visão das cores para hotéis.

A RAL implementa o uso de holograma nos produtos do seu portifólio, como garantia de procedência e contra falsificações.

2014

2014

A RAL lança o novo álbum de cores com visão para 2016 em diante, denominado RAL COLOURS FELLING 2016+, mostrando quatro novas tendências com oito cores cada.

Lançada a nova versão do software RAL DIGITAL 5.0, para melhorar ainda mais os projetos de cores, com facilidades de uso e instalação.

2015

2015

Com o lançamento mundial do colorímetro Ral Color Catch Nano, inicia-se a medição de cores com dispositivos compactos e de menor custo, possibilitando comparação quase que perfeita, de grande funcionalidade, complementando o uso das paletas de cores padrões, com uma leitura de descobrimento e com precisão.

2016

2016

A criação da quinta área de atuação, com a Ral Akademie, com cursos de formação de designers, arquitetos e todos ligados às cores. A Ral não tem fins lucrativos, gGmbH, assim sente-se particularmente comprometida com o desenvolvimento, a formação de jovens. A Ral Colours é patrocinadora da Bolsa de Estudos da Alemanha nas Universidades de Hildeshein e Wuppertal e também a Universidade de Ciências Aplicadas Rhein- Sieg em Sankt Augustin.

2017

2017

Comemora-se 90 anos da Ral Colours e a ocupação de um novo prédio com pensado na funcionalidade e estratégia coorporativa. A nova sede em Bonn visou sustentabilidade, ecologia e o visual das cores.

2018

2018

A coleção de cores Ral Design System faz 25 anos e foi completamente revista e expandida recebendo mais 200 cores, sendo identificada pela palavra “plus” reestruturando esta ferramenta de design com maior alcance no mercado

2019

2019

Com a entrada de um novo representante, a rede de vendas e divulgação da Ral Colours inclui agora 40 parceiros oficiais em todo mundo, cobrindo e suportando mais de 150 países.

2020

2020

Com a introdução de duas novas cores a coleção Ral Classic aumentou para 215 cores com número total de 2.530 cores. O Laranja Ral 2017 determinou a cor padrão próprio Ral e o Branco sala limpa Ral 9012 padroniza estas instalações e concentra o entendimento.

História da RAL em PDF (Inglês)

Resumo

A RAL é a linguagem padronizada global das cores.

Com as coleções de cores RAL CLASSIC, RAL EFFECT, RAL DESIGN SYSTEM e RAL PLASTICS com padrões de cores de plásticos, a RAL fornece as melhores ferramentas para a arquitetura, indústrias, produtos, negócios, marcas, logotipos e outros, com base em uma seleção de exemplos de cores precisas e garantidas.

As paletas de cores RAL atualmente contem 2.328 possibilidades, todas disponíveis no software RAL DIGITAL 5.0, que é base para profissionais de design, arquitetos, projetistas e todos que sabem que as cores fazem as diferenças.

Com o RAL iCOLOURS app para dispositivos que usam iOS e Android, os profissionais e os amadores podem colorir suas fotos com toda gama de cores RAL fácil e rapidamente.

Com os álbuns “Colour Feeling 2016+”, “Colour Master”, “Colours of Health & Care”, “Colours for Hotels e o dicionário “Colours Dictionary” a RAL fornece a visão das cores como instrumento essencial de planejamento para diversas áreas como hotéis, hospitais e clínicas de saúde e estética, incluindo sugestões, exemplos, modelos e tendências do mundo das cores.

Maiores informações

No Brasil:

Govoni Consultoria e Representações Ltda
Álvaro Govoni Filho
Rua Nicolau Mattar, 188 – Jundiaí – SP – Brasil – CEP 13.206-650
alvaro.filho@2agovoni.com.br
Tel.: +55 11 3964 5300