Ambas as cores fazem parte da coleção cor RAL CLASSIC 840-HR e são consideradas como parte das cores industriais.
Existem algumas diferenças entre as cores RAL 9006 e RAL 9007 em relação às outras 211 cores da coleção RAL CLASSIC, pois estas são cores com diversas tonalidades e adequadas para colorir todas as superfícies e materiais, sendo que a cada nova edição as cores são produzidas dentro de tolerâncias muito precisas, mas isto não acontece com as cores RAL 9006 e RAL 9007.
A origem destas cores foi baseada em um programa de proteção à corrosão nas antigas estradas de ferro, sendo obrigatórias para todas as estruturas de aço, como estações de trem, pontes e telhados.
As mesmas cores foram usadas pela marinha e aeronáutica com a mesma finalidade de proteção contra corrosão, sem vinculos decorativos, considerando que a cor RAL 9006 é composta principalmente por partículas de alumínio e a cor RAL 9007 com óxido de ferro em camadas com pequenas quantidades de partículas de alumínio.
A nomenclatura existe para referência de compra destas instituições e como as cores metálicas tornaram-se populares, a utilização das cores RAL 9006 e RAL 9007 foi diversificada para o uso em arquitetura com portas e janelas, mesmo que as normas não aconselhassem o uso para fins decorativos, causou mal entendidos, pois elas não tem acabamento uniforme.
As cores denominadas metálicas são a combinação de tinta, partículas e revestidas de camada transparente (verniz) para fixação, resultando em processos especiais e custos também maiores.
Recomendamos então que as cores RAL 9006 e RAL 9007 só sejam utilizadas para diferenciação entre fundos de proteção e para receberem camada superior de acabamento em cores sólidas.